Muita gente nos questiona quais a vantagens de ser filiado ao Sindserv? Afinal, é 1% do salário que está sendo investido, e queremos saber qual o retorno que ele dará.

Perceba que usei o termo investido, e não gasto. Pois é exatamente assim que funciona: a filiação ao Sindserv é um investimento em sua vida profissional, assim como quando você faz uma faculdade ou um curso de formação para ter direito ao adicional de capacitação.

Aliás, vamos começar por ele, o Adicional de Capacitação. Você sabia que ele passou a existir apenas com a Lei Municipal nº 2.522/2011, o nosso Plano de Carreiras, que foi conquistado em mesa de negociação entre o sindicato e administração?

Aliás, a própria existência do plano de carreiras só se concretizou em 2004, graças à atuação do Sindserv que, na época, tinha menos de 1 ano de idade. Antes disso até existia a lei 1.320/94, que ainda estava muito longe de ser um plano de carreiras. E alguns cargos possuíam apenas 3 ou 4 níveis, algo bem distante dos 40 níveis que temos hoje.

Outro benefício garantido pelo sindicato é o seu reajuste anual. Os mais velhos de casa vão se lembrar de alguns casos, antes da existência do Sindserv, onde ex-prefeitos repassavam Zero Reajuste. Pois é, gente, já houve anos em que os servidores ficaram sem nem mesmo o repasse da inflação. Minha mãe foi zeladora no município de 1993 até 2014, e eu senti na pele o quanto a inflação alta e reajuste zero custam ao servidor. Hoje, por menores que sejam os repasses, sempre garantimos, no mínimo, a inflação, para que o servidor e sua família não tenham que apertar o cinto ainda mais do que já fazem.

Mas vamos falar agora um pouco de nossa assessoria jurídica: Nossa assessoria jurídica presta consultoria preventiva e extrajudicial gratuita aos nossos filiados, e atende os servidores a cada 15 dias, às quartas, em nossa sede. Um exemplo dessa assessoria é, para quem lembra, o caso do concurso de 97, onde uma verdadeira tática de terrorismo foi feita a dezenas de servidores, que poderiam perder o emprego por uma denúncia feita ao Tribunal de Contas, e que nosso jurídico sempre se mostrou tranquilo ao afirmar que ninguém seria demitido, e que todos poderiam ficar tranquilos. Quem ouviu nosso jurídico não precisou desembolsar um único centavo, já quem não quis...

Ainda na assessoria jurídica, nossos filiados contam com todo o acompanhamento em processos administrativos, sem custo nenhum. E caso você esteja pensando “Eu não preciso do sindicato porque não faço nada errado”, bem, já ouvimos isso antes, e infelizmente o mundo não é preto e branco como as pessoas acham que é, e o fato de acharmos que estamos agindo da forma correta não é garantia de que todos a nossa volta pensem o mesmo.

Por fim, temos a representatividade sindical. Você sabia que o sindicato pode entrar com uma ação judicial para garantir o seu direito, sem que você precise fazer nada?

Não vamos longe. Os aposentados receberam, durante quase 3 anos a mais, auxílio alimentação, graças a uma ação judicial do Sindserv. Assim também aconteceu quando um ex-prefeito tentou cortar as elevações, pela primeira vez, em 2009. Você acha que as elevações estão atrasadas? Só não está muito pior porque o Sindserv estava lá.

O Sindserv sempre esteve presente na luta por melhorias das condições de trabalho dos servidores e na conquista de novos benefícios, como horas atividade, piso do magistério, adicional de incentivo de mérito, gratificação por exercício de encargos especiais, adicionais de periculosidade, entre tantos outros benefícios que, se hoje são garantidos aos servidores.

Duvida? Pergunte a quem, em 2011, recebia complemento salarial para chegar no salário mínimo, de tão pouco que recebia. Ou a quem precisou pagar advogado por fora para não ser exonerado em processos administrativos. Ou ainda para quem não quis ouvir o sindicato quando este se manifestou, e acabou perdendo a chance de ganhar dinheiro, ou pior, acabou ou gastando dinheiro à toa.