Embora pareça, não é brincadeira. Uma servidora solicitou por escrito, após diversas solicitações verbais, que lhe fosse fornecido o protetor solar. Diversos servidores já estão sem o protetor, que foi comprado em quantidades insuficientes para atender à demanda, fato reconhecido pela própria administração na resposta à servidora.

    Mas note que o fato de não fornecerem EPIs em quantidade adequada não é o mais agravante nesse caso em particular, mas a justificativa que a administração dá, alegando que exposição solar não oferece risco à saúde do trabalhador.

    Ou seja, senhoras e senhores, todas as campanhas de alerta sobre a exposição solar são mentiras criadas para vender protetores solares a preços abusivos para consumidores que não conhecem a verdade oculta das massas.

    (Peço desculpas pela ironia, mas é difícil manter a seriedade vendo esse tipo de coisa). 

    O mais interessante de tudo é que, se a exposição solar não é oferece riscos, por que fazer uma licitação para adquirir “camisetas de manga longa, que também auxiliam na proteção contra raios solares”? Afinal de contas, o sol oferece ou não riscos à saúde? Parece que a administração municipal está meio confusa...

    Mas a situação não para por aí. Se você acha que isso foi o pior, prepare-se, pois além de toda essa confusão, a administração municipal ainda faz questão de piorar a situação, sugerindo que os servidores comprem seu próprio protetor solar.

     Sim, senhoras e senhores. Segundo a resposta, se o servidor estiver sem protetor solar, ele que compre.

    Indignações à parte, queremos deixar claro que o Sindserv está de prontidão, aguardando o fim do processo licitatório para a aquisição dos EPIs, e que conta com o apoio dos servidores para ajudar na fiscalização desses materiais, para que eles sejam entregues em quantidades suficientes e em embalagens adequadas para o uso, ou seja, nada de “levar potinho para pegar protetor solar” ou qualquer outro produto.

    Os EPIs devem ser entregues de forma adequada, e qualquer denúncia nesse sentido deve ser feita ao Sindserv, para que possamos tomar as providências cabíveis.